terça-feira, 22 de setembro de 2015

Sobre mudanças...

Sempre fui muito intensa em tudo, com tudo, nas minhas relaçoes com pessoas, coisas e sentimentos... tudo em mim é pra sempre...
Se gosto, gosto muito, ate morrer, meio novela mexicana ... se detesto, detesto muito, de ficar de mal pra toda vida," belem belem, nunca mais fico de bem"...
Sou assim... misturo em mim a força do sangue cigano, a braveza do sangue italiano e a doçura e aceitaçao do sangue negro escravo...
Mudanças me deixam em panico, justamente pq sou muito intensa, e de repente... novos tempos se anunciam... e com ele as mudanças necessarias... e me pergunto... sera que pensei realmente que nada ia mudar?
Na verdade tudo muda o tempo inteiro... sao pequenas mudanças diarias, tao sutis como o giro da terra... por isso nao percebemos... e quando vem as grandes mudanças, nos surpreendemos ...
Estou começando uma vida nova em outro país...ainda vivendo um pouco aqui e um pouco la... estou em extase e medo... extase pq estou indo para fazer o que adoro, que é pesquisas no campo da hematologia... e medo pq mudanças sempre trazem apreensao, medo de nao dar certo...
E nunca pensei em me tornar cidadã de dois mundos, sempre fui roceira, a moça timida e pacata do interior, que passaria a vida tranquilamente morando no mato, vivendo entre os bichos e ouvindo opera, que é uma das minhas paixoes... mas... a esperança no novo é sempre presente...
Vivendo em solo americano... espero construir uma historia profissional para a minha vida... e crescer como pessoa aprendendo com essa experiencia, pois nao é facil viver longe da familia... viver em um país com cultura e costumes totalmente diferentes do que se esta acostumado... por melhor que tudo se apresente, existe a solidao de ser um "estrangeiro"...

Gelo na barriga (frio é pouco)... pé no chao... esperança no coraçao... abra os braços e me acolha bem "Tio Sam"... pq aqui estou eu...

"Come and find your land of dreams"

 Assim é... e assim sera...


8 comentários:

  1. Toda mudança é difícil, pelo menos nos primeiros meses. Mas com garra, determinação e humildade, você tira de letra, digo isto porque minha filha passou por esta experiência e se adaptou muito depressa. Boa sorte cigana!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte! Que você seja feliz, muito feliz.

    ResponderExcluir
  3. Vais navegar outros mares
    realizar teus projetos
    respirar outros ares
    descobrir outros afetos
    perder-se na multidão
    seguir rumos prometidos
    encontrar-se na contramão
    vasculhar novos sentidos
    encantar alma e coração...

    Minha linda, nesses toscos versos quis desenhar para ti uma situação que anos atrás vivi quando fui me especializar n’outros países. A saudade dos familiares sempre esteve presente, como também fará parte de tua vida, mas o ideal era maior, o sonho estava se realizando, e eu sabia que de volta ao meu país poderia ser muito mais útil na minha área, pois estava adquirindo conhecimentos até para além daqueles por mim imaginados.

    Irás viver, meu anjo, coisas novas, diferentes, tanto no plano profissional quanto no pessoal, e situações assim só podem trazer benefícios para quem as vive.

    Também sempre tive medo de mudanças... Mas justamente este receio é que me impulsionava a dar o salto... Incoerente, não? Mas era assim que eu procedia.

    “Gelo na barriga (frio é pouco)... pé no chao... esperança no coraçao... abra os braços e me acolha bem "Tio Sam"... pq aqui estou eu...”

    E é claro, meu anjo, que o Tio Sam vai te acolher com os braços abertos, como se representasse o nosso Cristo Redentor quando acolhe aos estrangeiros que aqui chegam. E tu serás muito feliz nessa terra que a globalização aproximou a todos os outros países.

    Acho até que corremos o risco de um dia vir aqui te visitar e descobrir que resolveste fincar raízes por aí também... Tomara que tua família e teus amores tenham a força para te trazer de volta para este nosso país, que apesar de todos os problemas, defeitos e alguns habitantes que nos envergonham tanto, possui a magia de, pelo menos para mim, ser o melhor país do mundo. E olha que conheço muitos outros, mas como este garanto que não existe.

    Minha linda amiga, que seja tudo para o melhor em tua vida, pois saudades dos teus escritos, do teu cantinho, será um pouco dizimada com a visita que todos nós, amigos e leitores, estaremos a fazer por aqui.

    E juro que não é maldade neste final de comentário que se alongou junto da minha saudade, fazer um excerto de um poema que muito me emocionava quando meu coração se punha a declamar:
    “Minha terra tem palmeiras
    onde canta o Sabiá
    as aves que aqui gorjeiam
    não gorjeiam como lá.
    Nosso céu tem mais estrelas
    nossas várzeas têm mais flores
    nossos bosques têm mais vida
    nossa vida mais amores.”
    Amiga querida, abra os braços para a felicidade que te espera.
    Um beijo carinhoso do meu para o teu coração,
    Helena

    ResponderExcluir
  4. Olá Frida, intensidade, foi o que encontrei aqui desde a primeira vez que aqui cheguei e logo passei a te seguir, sou um negro de alma cigana, coração lusitano...sou meio avesso à mudanças, mas são necessárias, ainda mais quando está em jogo nossos interesses e pelo que vejo uma aventura está prestes a acontecer na tua vida...peço a Deus que te ilumine e acompanhe e que seja um grande sucesso tua estadia nos Eua e que venham as conquistas...muito boa sorte querida amiga.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, querida!
    É tão bom fazer o que amamos...trabalhar naquilo para que realmente temos vocação...você tem uma oportunidade maravilhosa de evoluir em seu campo profissional e também pessoal, é claro, pois a experiência de vivenciar outras culturas traz uma bagagem imensa e pode mudar o ponto de vista que temos sobre muitas coisas. Você tem um pouco de cigana em suas veias...que a alma cigana te oriente neste novo caminho, a buscar coisas e lugares novos, sempre alegre em todos eles, sabendo que irá encontrar problemas como em todos os lugares, mas também muitas coisas belas e boas. E naquele país tão cheio de diversidade, haverá muitos brasileiros com quem conversar para matar a saudade da doce língua portuguesa. Vá em frente, tome posse de suas oportunidades, e que os anjos te abençoem e iluminem neste caminho. O mundo hoje é tão pequeno...! Está a um clique de nós...quando puderes, nos visite em nosso cantinho virtual, estaremos sempre de braços abertos pra te receber.
    Muita felicidade pra você, sempre!
    Abraços de Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida, não tenha medo de mudar, pois tudo irá dar certo!

    O Tio Sam é doente , mas não a contaminará, se continuar livre e forte.

    Abraço caloroso , com votos de muito sucesso pessoal e profissional, meu bem :)

    ResponderExcluir
  7. Poxa que legal, nada como poder voar atras de nossos sonhos e não tema, tema não ter coragem.
    Ela existe e pulsa em voce justamente pelas heranças ditas.
    Boa sorte amiga e vai dar certo sim.
    Um abração com carinho.
    Beijo de paz.

    ResponderExcluir