quarta-feira, 17 de outubro de 2012

 Sobre Ciganas...

"Conta-me cigana errante, sem pátria e sem destino.
Para por um instante,  deixa aprumo o meu tino.
Teu olhar é misterioso, é esperto.
Mil homens te querem, com apetite voraz, e quem tu queres, eu não saberei.
Pois a sorte nas mãos é tu quem a traz.
Cigana de mito e magia.
Deusa divinamente bela, ser imaginário, andante, estradeira, pareces pintada em aquarela.
Como oásis perdido, ilúsorio, beduína andante,
ardente, misteriosa, sedenta e plena.
Por certo serias tu a flor do deserto e eu areia quente que não te liberto"

(Autor desconhecido)

15 comentários:

  1. Oi Frida, cigana amiga e linda!

    A imagem é deslumbrante!
    Bastaria ela, pra vermos a grandiosidade de uma mulher cigana.
    É esse mistério, esse carisma tão próprio que vos torna diferentes das outras mulheres.
    São divas, feiticeiras, errantes, estradeiras, mas sempre com um objetivo, que mais não seja a liberdade de um campo de papoulas, à luz do luar.

    Vos aprecio, sinceramente.

    Sabe ler a sina na palma de minha mão?
    Fico esperando, tá? Me diz, coisas boas, gostosas. As ruins, deitamo-las, ao vento do deserto.

    Beijos da Luz, com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao precisaria saber ler as maos, para ver que vc é uma pessoa do bem, e por isso mesmo as coisas boas te acompanham...
      Beijos querida Luz...

      Excluir
  2. Um mito sem espaço no mundo formatado em que vivemos...

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tivemos espaço em canto e em tempo algum nesse mundo... e ja caminhamos sobre essa terra por um longo tempo, por uns bons milenios...... somos um povo que sobrevivemos pq temos um profundo senso de uniao...e principalmente pq mesmo nao tendo na maioria das vezes o respeito de outros povos... os respeitamos em seus costumes, crenças e tradiçoes...

      Excluir
  3. Muito bonito o texto e o que você respondeu para o(a) AC.

    Infelizmente, os ciganos também são vítimas de preconceito.

    Curioso, é que o falecido ditador Ceausescu, da Romênia, era tido como bom para os ciganos, que perderam muito com o fim do comunismo no país.

    Me desculpe, mas as ciganas que conheço, aqui, em Belo Horizonte, são feias, andam mal arrumadas; gostam de parar as pessoas, no centro da cidade, para lerem as mãos.

    Uma vez, quando eu era um humilde e simplório balconista, no mercado central, atendi a uma senhora cigana, que estava com a filha. A moça era linda. Estranhei, pois ela era muito branca, mas linda demais!!! E que simpatia!!! Parecia ser muito alegre. Elas compraram muito, e compraram frutas caras.
    Nunca mais as vi.

    Não entendi seu comentário, no meu blog do eremita, você pode me explicar?rs

    ResponderExcluir
  4. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    penso que os ciganos (as) tem uma espiritualidade muito forte, são místicos e desenvolvem as afinidades mais puras. Creio que mesmo que tenham características culturais, étnicas e valores morais do estereótipo adotado da sociedade,ninguém tem o direito de não respeitá-los(as).E por fim, entre várias raças e nações existem os bons e os maus, isso também existe entre os ciganos...
    Obrigado!
    ...nossa,isso foi uma novidade!legal!
    Bom final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi querida amiga,

    E você não usa óculos escuros, imagine se usasse! Então é que "enganava" mesmo.

    Passando a coisas importantes e inteligentes: como está sendo seu fim de semana?
    Seu grande amor? Como vai ele? Lhe dê um forte abraço e um beijo meu.

    Hoje, fui comprar umas roupinhas, umas leggings, mais propriamente. Falei com minha amiga Rosália, que é cigana, e ela me arranjou coisa de qualidade. A tonta não quis dinheiro. Bom, iremos, um dia destes almoçar juntas.

    Te desejo um excelente sábado.

    PS: já apaguei as velas e agora vou me....

    Beijos, com carinho e apreço.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo... apagar as velas e se entregar...
    Meu grande amor esta bem... agora começou a querer falar as primeiras palavras... lindo demais... darei mordidas que é o que gosto de fazer e ele se desmancha em rir...
    Obrigada querida pelo carinho que sempre dedica a mim e aos meus...
    Um final de semana maravilhoso para vc...
    Beijos carinhosos...

    ResponderExcluir
  7. Sopram ventos de melancolia
    Transparente é o cinza que a tua alma encerra

    A minha pobreza é a falta de um par de asas
    Encontrei um lugar de reinvenção das sombras
    Pensei virar as costas ao tempo e ao deslumbramento
    E aí houve estranhamente o amanhecer das minhas palavras

    E passei para te deixar


    Um mágico beijo

    ResponderExcluir
  8. Os ciganos me fascinam minha amiga, são sensuais, andarilhos, a impressão que tenho, é que não guardam nada de ruim, deixam a beiras das estradas que fazem parte de seus caminhos...

    ResponderExcluir
  9. Tens razao... so devemos levar conosco energias do bem...

    ResponderExcluir
  10. Olá!Bom dia!Tudo bem?
    ...vim agradecer o carinho da visita e desejar um ótimo domingo!Paz e luz!
    Beijos

    ResponderExcluir