quinta-feira, 7 de junho de 2012

Post em preto e branco... e imagem surreal...



[ Recebi essa imagem da Duda e confesso que me emocionei. Como ela mesma disse no e-mail é uma imagem que fala por si. Mas minha imaginação é para lá de fértil e eu fiquei imaginando mil coisas por trás disso, sabe? Quem seria esse senhor? Qual seria o seu nome? Por que ele se interessa pela leitura? O que mais gosta de ler?

Para mim é algo tão óbvio dizer porque tenho interesse na leitura. E é quando vejo cenas assim que fico com mais vontade de ler e despertar nos outros o interesse pela leitura. Eu leio porque a leitura me permite acessar outros mundos, outras histórias, culturas. Pode parecer irreal viver um conto de fadas, por exemplo, ou viver um grande e arrebatador romance como nos livros, mas eu leio porque em algum lugar isso é real em mim.

É incrível o poder que a leitura tem sobre quem sou. Tudo que vivenciamos influencia (e muito) em quem nos tornamos. Com a leitura não poderia ser diferente. Tem um pouco de cada livro que li em mim.

É gostoso ir deitar e ficar imaginando como a história terminou, não é? Legal também é imaginar como ela poderia ter terminado!

Dia desses estava lendo uma poesia de Quintana em que ele diz que o bom leitor é aquele que quando se dá conta já abandonou as páginas e continuou a história em outro lugar. Diz assim:

"A Arte de Ler
O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria."

Dei risada quando li, porque sou exatamente assim. Quando vejo já fui a vários lugares sem sair do lugar e sem necessariamente seguir o que o autor disse.
Leitura é um sonho bom. E não é pelo sonho que acordamos? Não é por nossos sonhos que lutamos? A leitura faz parte disso tudo.
E você, por que lê? ;-) ]


Postei na integra o post de "Costurando Estrelas" pq achei tao surreal essa imagem... surreal e emocionante mesmo... em um país que as pessoas se preocupam e perdem tempo com tantas coisas inuteis... pessoas ate com condiçoes socioeconomicas favoraveis ... que falam e escrevem errado sem se preocuparem em adquirir cultura... em contrapartida um morador de rua se preocupa em ler... como pode... do jeito que dá... mesmo que seja livros em uma estante de uma livraria publica... 
Ler é liberdade... é imaginaçao... criatividade... o personagem de um livro pode ter o rosto que quisermos... emprestamos a ele a voz , o tom, o gestual que melhor se adapta a nos, aos nossos desejos... ler é nos  refugiarmos em nosso proprio mundo e de la sairmos mais sabios...
Ler é melhorar nosso modo de escrever... de falar ... de entender o mundo ao nosso redor...
E  isso sim é importante...isso sim é chique... 

Um comentário:

  1. Acho que podemos afirmar:
    Diga-me que livro lê e eu lhe direi quem é.
    A leitura tem que proporcionar uma bela viagem mesmo.Eu me senti assim nas primeiras leituras de Jorge Amado e Machado.Quando cheguei a Bahia, tinha a impressão de que já estivera por aqui.
    Esta imagem é fantastica mesmo e há reflexão vasta.
    Um abração amiga.

    ResponderExcluir